sexta-feira, 29 de julho de 2011

OS NOMES DE DEUS

O alvo deste volume é levar os leitores a um melhor conhecimento do Deus vivo e verdadeiro. Se qualquer dos leitores sente que o autor deixa-se pender, e não mantém o equilíbrio da verdade ao enfatizar a responsabilidade do homem, devo relembrá-lo que nossa tese é Deus, não o homem.
Existem várias fontes de conhecimento sobre Deus. Os céus e a terra e Sua criação revelam Seu eterno poder e divindade, e declaram a Sua glória. A consciência humana também testifica de Sua existência como a testificam as leis da natureza. Mas a Bíblia é a fonte principal de informação a respeito de Deus em Seu caráter e trabalho. 

Os vários nomes e títulos dados a Deus na Bíblia revelam muito em relação a Seu caráter e governo. Na Bíblia, os nomes de pessoa, lugares e coisas são de grande significado; os nomes foram escolhidos por motivo de seu significado. Nós damos nome a nossos filhos hoje sem nem pensar no significado e muitas vezes o nome não é apropriado ao caráter a quem foi dado. Muitos homens já receberam o nome de Jesus, mas a um só este nome foi apropriado; a Jesus de Nazaré. As vezes encontramos um ignorante com o nome de Rui ou um gago com nome dum grande orador. Mas os nomes de Deus na Bíblia são muito bem apropriados e pode-se aprender muito pelo estudo de Seus nomes.

O estudo de nomes dados a pessoas e a lugares na Bíblia é tão interessante que somos forçados a olhar um pouco a este estudo antes de chegarmos ao tema principal que é "Os nomes de Deus". Na Bíblia os nomes revelam o caráter de pessoas e de solenidades em certas ocasiões. Como ilustração, vamos tomar diversos nomes encontrados na Bíblia e vamos examinar um pouco seus significados. Na batalha de Afeca, Israel foi derrotado pelos filisteus, perdendo trinta mil soldados; os dois filhos de Eli, Ofní e Finéias foram mortos; a arca de Deus foi levada pelos filisteus; e quando estas notícias chegaram à esposa de Finéias, ela faleceu ao dar a luz a uma criança, a quem deu o nome de Icabô logo antes de falecer. Este nome significa "sem glória", demonstrando assim que a glória de Deus havia saído de Israel. 1 Samuel 4:21. O nome Moisés significa "tirado" e foi-lhe dado pela filha de Faraó que disse: "porque o tirei das águas". Êxodo 2:10. O nome Samuel foi dado ao filho de Elcana e Ana como memorial a uma oração respondida. Samuel significa "ouvido por Deus" e foi-lhe dado por sua mãe: "porque o pedi do Senhor". 1 Samuel 1:20. O nome humano de Jesus foi dado o nosso Senhor porque significa "Jeová salva". Quando o anjo do Senhor apareceu a José para aquietar seu temor e desconfianças concernentes à sua virgem, Maria, ele anuncia o nascimento de um filho e diz: "chamarás seu nome Jesus, pois Ele salvará seu povo dos seus pecados." Mateus 1:21. O nome Abraão significa "pai de muitos", e foi dado a Abrão por Deus quando lhe prometeu numerosa descendência. Adão chamou a criatura tirada de seu lado de mulher: "porque do homem ela foi tirada". Gênesis 2:23. Quando Adão e Eva tornaram-se pecadores pela transgressão do mandamento de Deus, o evangelho foi-lhes pregado por Deus... O evangelho que a semente da mulher feriria a cabeça da serpente. Gênesis 3:15. Como sinal de fé, Adão chamou a mulher de Eva, que significa "vivente", pois ela é a mãe de todos os viventes. Gênesis 3:20. O primeiro filho de Eva foi chamado Caim, que significa "adquirido", porque como ela disse: "Tenho recebido um homem do Senhor". Gênesis 4:1. O nome dado a este filho provavelmente indica que Eva pensava que ele seria o Salvador. Se isto é verdade, grande foi sua decepção. Talvez por este motivo é que ela chamou seu próximo filho de Abel que significa; "vaidade ou vapor". Quando Samuel venceu os filisteus num campo de batalha entre Mizpa e Sem, ele colocou uma pedra no lugar exato da vitória e chamou-a de Ebenezer, que significa "pedra de auxílio," dizendo: "Até aqui nos ajudou o Senhor". 1 Samuel 7:12. 

OS NOMES DE DEUS
 
Alguns dos nomes de Deus dizem respeito a Ele como sujeito: Jeová, Senhor, Deus; outros são atribuídos como predicados que falam dEle ou a Ele, como: Santo, justo, bom, etc. Alguns nomes expressam a relação entre Deus e as criaturas: Criador, Sustentador, Governador, etc. Alguns nomes são comuns às três pessoas, como; Jeová, Deus, Pai, Espírito. E outros são nomes próprios usados para expressarem Sua obra e Seu caráter.
O nome de Deus é o que Ele é: representação do Seu caráter. Mas o Criador é tão grande que nome algum jamais será adequado à Sua grandeza. Se o céu dos céus não O pode conter, como pode um nome descrever o Criador? Portanto, a Bíblia contém vários nomes de Deus que O revelam em diferentes aspectos de Sua maravilhosa personalidade. 

ELOÌM
 
Este é o primeiro nome de Deus encontrado nas Escrituras (Gênesis 1:1), e aqui o nome encontra-se em sua forma plural, mas o verbo continua no singular, indicando a pluralidade das pessoas na unidade do Ser. Este nome denota a grandeza e o poder de Deus. Este nome encontra-se somente no relato da criação (Gênesis 1:1-2:4); é o Seu nome de criação. Eloím é sempre traduzido no português, como Deus em nossa Bíblia. De acordo com a opinião mais ponderada entre os estudiosos, esta palavra é derivada duma raiz na língua árabe que significa "adorar". Esta opinião é fortalecida quando observamos que a mesma palavra é usada inapropriadamente para anjos, dos homens, e falsas divindades. No Salmo 8:5 a palavra anjos é eloím no texto original, e vemos que certas vezes os anjos são impropriamente louvados. No Salmo 82:1,6 eloím é traduzido deuses, e é usado para homens. Em Jeremias 10:10-12 temos o verdadeiro Deus (eloím) contrastado com os "deuses" (eloím) que não fizeram os céus nem a terra, implicando assim que ninguém, não ser Deus, é objeto próprio de adoração. 

EL-SHADAI

Este nome composto é traduzido "Deus o Todo poderoso" (El é Deus e Shadai é Todo poderoso). O título El é Deus no singular, e significa forte ou poderoso. El é traduzido 250 vezes no Velho Testamento como Deus. Este título é geralmente associado com algum atributo ou perfeição de Deus, como; Deus Todo poderoso (Gênesis 17:3); Deus Eterno (Gênesis. 21:33); Deus zeloso (Êxodo 20:5); Deus vivo (Josué 3:10).
Shadai, sempre traduzido Todo-poderoso, significa suficiente ou rico em recursos. Pensa-se que a palavra é derivada duma outra que significa seios. A palavra seio nas Escrituras simboliza bênção e nutrição. Na pronúncia da última bênção de Jacó sobre José quando morria, entre outras coisas disse: "Pelo Deus (El) de teu pai o qual te ajudará, e pelo Todo-poderoso (Shadai), o qual te abençoará com bênçãos dos céus de cima, com bênçãos do abismo que está debaixo, com bênçãos dos peitos e da madre". Gênesis 49:25. Isaías, ao descrever a excelência futura e as bênçãos de Israel, diz: "E mamarás o leite das nações, e te alimentarás dos peitos dos reis; e saberás que eu sou o Senhor, o teu Salvador, e o teu Redentor, o Possante de Jacó". Isaías 60:16. O povo de Deus será sustentado pelos recursos das nações e dos reis porque seu Deus é El-Shadai - O poderoso para abençoar.

Satanás tenta competir com Deus e é um falsificador de Suas obras. Portanto, podemos esperar encontrar nas religiões pagãs imitações de Deus em vários aspectos de seu caráter e governo. Este fato é bem demonstrado na seguinte citação tirada do livro de Nathan J. Stone concernente aos nomes de Deus no Velho Testamento.

"Tal conceito de um deus ou divindade não era estranha nem incomum aos antigos. Os ídolos dos antigos pagãos são às vezes chamados por nomes que indicam seu poder em suprir as necessidades dos seus adoradores. Sem dúvida, porque eram considerados como grandes agentes da natureza ou dos céus, dando chuva, fazendo com que da terra brotassem águas, para trazer abundância e frutos para manter e nutrir a vida. Havia muitos ídolos com peitos, adorados entre os pagãos. Um historiador mostra que o corpo inteiro da deusa egípcia, Isis, era coberto de peitos, porque todas as coisas são sustentadas e nutridas pela terra ou natureza. O mesmo se vê com a deusa Diana dos efésios no capítulo 19 de Atos, pois Diana simbolizava a natureza e todo o mundo, com todos os seus produtos.

Este nome de Deus primeiramente aparece em conexão com Abrão. Gênesis 17:1-2. Anos antes e em diferentes ocasiões, Deus prometera a Abraão que faria dele uma grande nação e uma numerosa descendência. Os anos se passaram e o filho prometido a Sara e Abrão não vinha. Foi então que ele recorreu aquele expediente carnal que trouxe Ismael e o Islamismo ao mundo. E a promessa de Deus ainda não havia se cumprido. E agora, de acordo com as leis da natureza, era muito tarde: Abrão contava com 99 anos de idade e Sara com 90. A esta altura é que Deus lhe aparece como o Deus Todo-poderoso (El-Shadai) e repete Sua promessa. E aqui é que seu nome foi mudado de Abrão a Abraão, que significa "pai de muitas nações". Aqui temos uma promessa desconcertante, mas Abraão não vacilou, pois ele "era forte na fé, dando glória a Deus". Romanos 4:20. A fé forte de Abraão era baseada sobre esta nova revelação de Deus como Deus Todo-poderoso (El-Shadai). "Ele não considerou mais seu corpo como morto... nem a madre de Sara como infrutífera"; pois seus pensamentos estavam sobre um Deus Todo-suficiente. Esta é uma bela ilustração da diferença entre a lei da natureza e o Deus da natureza. As leis da natureza não podiam produzir um Isaque, mas isto não era problema para o Deus da natureza. Não importa, se todas as coisas forem contra Deus; Ele é Todo-suficiente nele mesmo.

ADONAI

Este nome de Deus está no plural, denotando assim a pluralidade das pessoas na Divindade. É traduzido como Senhor em nossa Bíblia e denota uma relação de Senhor e escravo. Quando usado no possessivo, indica a posse e autoridade de Deus. A escravidão é uma bênção quando Deus é o Dono e Senhor. Nos dias de Abraão, a escravidão era uma relação entre homem e homem e não era um mal implacável. O escravo comprado tinha a proteção e os privilégios não gozados pelos empregados assalariados. O escravo comprado devia ser circuncidado e tinha permissão de participar da Páscoa. Êxodo 12:44.
Esta palavra no singular (Adon) refere-se a homem mais de duzentas vezes no Velho Testamento e é traduzida várias vezes como; Senhor, Mestre, Dono. Este nome de Deus é usado pela primeira vez no Velho Testamento em conexão com Abraão. Abraão foi o primeiro a chamar Deus de Adonai. Abraão como dono de escravos reconhecia Deus como seu mestre e proprietário. Quando Abraão retorna da sua vitória sobre os reis, depois de ter libertado Ló, o rei de Sodoma queria gratificá-lo, mas ele recusou recompensas. E "depois destas coisas veio a palavra do Senhor (Jeová) a Abraão dizendo: "Não temas, Abraão, Eu sou teu escudo e tua grande recompensa, e Abraão disse: Senhor Deus" (Adonai Jeová). Ele que possuía escravos reconhecia a si próprio como escravo de Deus.

JEOVÁ

Este é o mais famoso dentre os nomes de Deus e é predicado dele como um Ser necessário e auto-existente. O significado é: AQUELE QUE SEMPRE FOI, SEMPRE É E SEMPRE SERÁ. Temos assim traduzido em Apocalipse 1:4: "Daquele que é, e que era, e que há de vir".
Jeová é o nome pessoal, próprio e incomunicável de Deus. No Salmo 83:18 lemos: "Para que saibam que tu, a quem só pertence o nome Jeová, és o Altíssimo sobre toda a terra". Os outros nomes de Deus são às vezes empregados a criaturas, mas o nome Jeová é usado exclusivamente para o Deus vivo e verdadeiro.
Os judeus tinham uma reverência supersticiosa por este nome e não o pronunciavam quando na leitura, antes o substituíam por Adonai ou Eloím. Este é o nome de Deus no concerto com o homem. Este nome aparece aproximadamente sete mil vezes e na maioria é traduzido como "Senhor". Como já dissemos ele inclui todos os tempos; passado, presente e futuro. O nome vem de uma raiz que significa "Ser."
A. W. Pink tem comentários esclarecedores sobre a relação entre Eloim e Jeová em seu livro: A Inspiração Divina da Bíblia, e citamos: "Os nomes Eloim e Jeová são encontrados nas páginas do Velho Testamento diversas mil vezes, mas nunca são usados de modo negligente nem alternadamente. Cada um destes nomes tem um propósito e significado definido, e se os substituirmos um pelo outro a beleza e a perfeição de muitas passagens seriam destruídas. Como ilustração: A palavra "Deus" aparece em todo o capítulo de Gênesis 1, mas "Senhor Deus" no capítulo 2. Se nestas duas passagens os nomes fossem invertidos; falha e defeito seriam o resultado. "Deus" é o título de criação, enquanto que "Senhor" implica relação de concerto e mostra Deus tratando com Seu povo. Portanto, em Gênesis 1, "Deus" é usado, no capítulo 2 "Senhor Deus" é empregado e através do resto do Velho Testamento estes dois nomes são usados discriminadamente e em harmonia com seus significados neste dois primeiros capítulos da Bíblia. Um ou dois exemplos serão o suficiente. "E entraram para Noé na arca, dois a dois de toda carne que havia espírito de vida. E os que entraram, macho e fêmea de toda carne entraram, como Deus (Eloím, C. D. Cole) lhe tinha ordenado; "Deus", porque era o Criador exigindo o respeito de Suas criaturas; mas no restante do mesmo versículo, lemos: "e o Senhor (Jeová, C. D. C.) fechou-a por fora, (Gênesis 7:15-16) isto porque a ação de Deus para com Noé estava baseado na relação de concerto. Quando saiu para enfrentar Golias, Davi disse: "Neste dia o Senhor (Jeová) te entregará na minha mão (porque Davi tinha um concerto com Deus) e ferir-te-ei, e te tirarei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves dos céus e às bestas da terra; e toda a terra saberá que há Deus (Eloím) em Israel; E saberá toda esta congregação (que estava em relação de concerto com Ele) que o Senhor (Jeová) salva não com espada nem com lança". 1 Samuel 17:46-47. Mais uma vez: "Sucedeu pois que, vendo as capitães dos carros a Josafá disseram: É o rei de Israel e o cercaram para pelejarem, porém Josafá clamou, e o Senhor (Jeová) o ajudou. E Deus (Eloim) os desviou dele". 2 Crônicas 18:31. E assim temos exemplos através todo o Velho Testamento.

OS TÍTULOS DE JEOVÁ

O nome Jeová é muitas vezes usado de modo composto com outros nomes para apresentar o verdadeiro Deus em algum aspecto de Seu caráter, satisfazendo certas necessidades de Seu povo. Existem quatorze destes títulos de Jeová no Velho Testamento, mas neste volume não há espaço para se tratar de cada um separadamente. Teremos que nos satisfazer com uma apresentação dos títulos e algumas referências onde são usados:

JEOVÁ-HOSENU, "Jeová nosso criador". Salmo 95:6.
JEOVÁ-JIRÉ, "Jeová proverá". Gênesis 22:14.
JEOVÁ-RAFÁ, "Jeová que te cura". Êxodo 15:26.
JEOVÁ-NISSI, "Jeová, minha bandeira". Êxodo 17:15.
JEOVÁ-M?KADDÉS, "Jeová que te santifica". Levítico 20:8.
JEOVÁ-ELOENU, "Jeová nosso Deus". Salmo 99:5 e 8.
JEOVÁ-ELOEKA, "Jeová teu Deus". Êxodo 20:2,5,7.
JEOVÁ-ELOAI, "Jeová meu Deus". Zacarias 14:5.
JEOVÁ-SHALOM, "Jeová envia paz". Juízes 6:24.
JEOVÁ-TSEBAOTE, "Jeová das hostes". 1 Samuel 1:3.
JEOVÁ-ROÍ, "Jeová é meu pastor". Salmo 23:1.
JEOVÁ-HELEIÓN, "Jeová o altíssimo". Salmo 7:17; 47:2.
JEOVÁ-TSIDKENU, "Jeová nossa justiça". Jeremias 23:6.
JEOVÁ-SHAMÁ, "Jeová está lá". Ezequiel 48:35.

OS NOMES DE DEUS NO NOVO TESTAMENTO

1. TEOS. No Novo Testamento grego este é geralmente o nome de Deus, e corresponde a Eloim no Velho Testamento hebraico. É usado para todas as três pessoas da Trindade, mas especialmente para Deus, o Pai.

2. PATER. Este nome corresponde ao Jeová do V. T., e denota a relação que temos com Deus através de Cristo. É usado para Deus duzentas e sessenta e cinco vezes e é sempre traduzido como Pai.

3. DÉSPOTES. (Déspota no português). Este título denota Deus em Sua soberania absoluta, e é semelhante a Adonai do V. T. Encontramos este nome apenas cinco vezes no N. T., Lucas 2:29; Atos 4:24; 2 Pedro 2:1; Judas 4; Apocalipse 6:10.

4. KÚRIOS. Este nome é encontrado centenas de vezes e traduzido como; Senhor (referendo a Jesus), senhor (referendo ao homem), Mestre (referendo a Jesus), mestre (referendo ao homem) e dono. Em citações do hebraico usa-se muitas vezes em lugar de Jeová. É um título do Senhor Jesus como mestre e dono.

5. CHRISTUS. Esta palavra significa o Ungido e é traduzida Cristo. Deriva-se da palavra "chrio" que significa ungir. É o nome oficial do Messias ou Salvador que era por muito tempo esperado. O N. T. utiliza este nome exclusivamente referindo-se a Jesus de Nazaré.
Destes nomes todos do Ser Supremo, aprendemos que Ele é o Ser eterno, imutável, auto-existente, auto-suficiente, todo-suficiente e é o supremo objeto de temor, confiança, adoração e obediência.
Para o autor este estudo tem sido interessante, e ao mesmo tempo tedioso e difícil, e o leitor deverá ser paciente para ter proveito máximo. Que revelação maravilhosa temos do grandioso Deus através destes diversos nomes!

quarta-feira, 27 de julho de 2011

“As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço e elas me seguem“


Introdução: A voz de Deus é acessível a todo aquele que a quer ouvir. O salmista declara: “Louvarei ao Senhor que me aconselha; até de noite o meu coração me ensina” (Salmo 16.7). A disposição e disponibilidade de o Senhor falar com seus filhos foi expressa desde a fundação do mundo, quando ele descia no fim da tarde para conversar com Adão e Eva (Gênesis 3.8-9).

Muitas são as declarações que Deus faz sobre seu desejo de falar conosco (Salmo 73.24; Provérbios 8.14; Isaías 11.2-4; Isaías 48.17; Isaías 50.4-5). De que forma o Senhor Jesus fala conosco? Vejamos algumas importantes maneiras que o Senhor Jesus fala com seus discípulos, e qual é o resultado de sua voz:

I – ATRAVÉS DA BÍBLIA SAGRADA

Certa vez o profeta Daniel declarou que havia entendido pelos livros (Jeremias 25.11) o que o Senhor havia falado (Daniel 9.2). Por isso, orou, jejuou, arrependeu-se e houve libertação do povo. Estar na Palavra, em meditação contínua, é, pois, condição para que a voz de Deus seja claramente discernida (Salmo 119.24, 99; 1 Timóteo 4.13; 2 Timóteo 3.15-17; 2 Pedro 1.19-21; Apocalipse 1.3).

II – DEUS FALA ATRAVÉS DE PESSOAS

(1 Coríntios 14.3; 1Tessalonicenses 5.20-21; Mateus 18.16), visões (Atos 16.9), sonhos (Mateus 2.13), anjos (Atos 8.26), sinais (Juízes 6.12,17), pela voz interior do seu Santo Espírito (Atos 8.29), ou através de circunstâncias (Gênesis 24). Muito mais a Bíblia diz sobre como Deus fala (Êxodo 23.20-21; 33.9,11; Números 7.89; 12.7-8; Josué 1.1; Mateus 3.17; 17.5; Atos 9.7; 10.13; 11.7;22.7,14; 26.14). Entretanto, corremos o risco de discernirmos erroneamente. A verdade é que muitos deliram ao interpretar que Deus falou. Deus pode falar, sim, através de variadas formas, mas nem todos os fatos e circunstâncias são sinais ou revelações de Deus para nós. Como, então, conhecer o timbre da voz de Deus?

O timbre da voz do Senhor será cada vez mais conhecido à medida que exercitamos ouvi-la mais e mais. Assim como um bebê vai acostumando-se a identificar a voz daqueles que o cercam, assim devemos treinar nossos ouvidos para a voz do nosso Pai.

III – QUANDO JESUS FALA HÁ PAZ

Jesus disse muitas coisas para nós a fim de termos paz (João 16.33). Contrariamente a algumas vozes que nos irritam profundamente, a voz de Deus produz paz em nossos corações, pois é convincente (João 16.8). Esta paz deve ser o árbitro dos corações (Colossenses 3.15), ou seja, aquilo que prevalece, domina, governa e decide em questões de diferenças ou dúvidas. (leia Isaías 26.3; João 14.27; Romanos 14.17; 1 Coríntios 7.15; Filipenses 4.7; Hebreus 13.20-21; Tiago 3.17-18).

III – QUANDO JESUS FALA NÃO HÁ CONFUSÃO

Deus não é Deus de confusão, senão de paz (1 Coríntios 14.33). Sua voz é clara, é pura, não havendo nela misturas ou conflitos. Deus sabe muito bem o que quer e como comunicar sua vontade e suas orientações. O salmista declara que a palavra do Senhor é pura (Salmo 18.30), utilizando-se de uma expressão no hebraico “tsarap” que significa “refinado, testado e sem mistura”. Assim, Deus não confunde direcionamentos, muito menos entra em contradição com sua palavra escrita.

O evangelista Lucas escreveu que Deus falou pela boca dos seus santos profetas para que o servíssemos sem temor (Lucas 1.70, 74). Sua voz, portanto, não produz medo. A base de seu relacionamento conosco é de segurança, de convencimento e de amor. Não faz parte de suas características produzir medo para o seguirmos (Romanos 8.15-16; 2 Timóteo 1.7; 1 João 4.18).
Através do profeta Isaías, Deus revela que fala e faz toda a sua vontade, cumprindo tudo o que diz (Isaías 46.10-11). A voz de Deus soa palavras estabelecidas para a eternidade. Sua voz não é de pouca duração. Deus não fala hoje para amanhã esquecer-se do que disse. Sua vontade é perene e seus conselhos eternos. Não há palavra tola, insensata, impensada, prematura ou vazia em seus
lábios (Números 23.19; Isaías 14.24-27; Isaías 38.15; Isaías 55.11).

Conclusão: Não imagine que Jesus irá falar rapidamente tudo de uma vez. A palavra do Senhor é preceito sobre preceito, regra sobre regra, um pouco aqui e um pouco ali (Isaías 28.13). Sua voz é pausada. Ele fala na medida em que podemos compreender.

Ele não está com pressa, pois é Senhor do tempo. Como um excelente comunicador, está mais preocupado com o que entendemos, na velocidade que processamos suas informações (Salmo 32.8; Salmo 48.14; Salmo 73.24; Isaías 58.11; João 16.13; 1 João 2.27).

Definitivamente Deus quer falar com você. E você, quer ouvir sua voz? (Salmo 81.11,13).

CALMA, MANSA, SERENA

Calma, mansa, serena, tranquila é a voz do meu Salvador Calma, mansa, serena, tranquila é a voz que me chama co'amor  Devo atender ao convite amável e sim, responder ao chamado incansável pois,
Calma, mansa, serena, tranquila é a voz do querido Jesus E Sua voz não vai estar no forte vento No terremoto ou no fogo intenso Mas na tranquila brisa a sussurrar Eu sei que ali a voz de Deus está.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Deus refoça as Leis que foram faladas a Moisés.

 Disse mais o Senhor a Moisés:

Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Sereis santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo. Temerá cada um a sua mãe e a seu pai; e guardareis os meus sábados. Eu sou o Senhor vosso Deus. Não vos volteis para os ídolos, nem façais para vós deuses de fundição. Eu sou o Senhor vosso Deus.  Quando oferecerdes ao Senhor sacrifício de oferta pacífica, oferecê-lo-eis de modo a serdes aceitos. No mesmo dia, pois, em que o oferecerdes, e no dia seguinte, se comerá; mas o que sobejar até o terceiro dia será queimado no fogo. E se, na verdade, alguma coisa dele for comida ao terceiro dia, é coisa abominável; não será aceito. E qualquer que o comer levará sobre si a sua iniqüidade, porquanto profanou a coisa santa do Senhor; por isso tal alma será extirpada do seu povo. Quando fizeres a colheita da tua terra, não segarás totalmente os cantos do teu campo, nem colherás as espigas caídas da tua sega. Semelhantemente não rabiscarás a tua vinha, nem colherás os bagos caídos da tua vinha; deixá-los-ás para o pobre e para o estrangeiro. Eu sou o senhor vosso Deus. Não furtareis; não enganareis, nem mentireis uns aos outros;  não jurareis falso pelo meu nome, assim profanando o nome do vosso Deus. Eu sou o Senhor. Não oprimirás o teu próximo, nem o roubarás; a paga do jornaleiro não ficará contigo até pela manhã. Não amaldiçoarás ao surdo, nem porás tropeço diante do cego; mas temerás a teu Deus. Eu sou o Senhor. Não farás injustiça no juízo; não farás acepção da pessoa do pobre, nem honrarás o poderoso; mas com justiça julgarás o teu próximo. Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; nem conspirarás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o Senhor. Não odiarás a teu irmão no teu coração; não deixarás de repreender o teu próximo, e não levarás sobre ti pecado por causa dele. Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor. Guardareis os meus estatutos. Não permitirás que se cruze o teu gado com o de espécie diversa; não semearás o teu campo com semente diversa; nem vestirás roupa tecida de materiais diversos. E, quando um homem se deitar com uma mulher que for escrava, desposada com um homem, e que não for resgatada, nem se lhe houver dado liberdade, então ambos serão açoitados; não morrerão, pois ela não era livre. E como a sua oferta pela culpa, trará o homem ao Senhor, à porta da tenda da revelação, um carneiro para expiação de culpa; e, com o carneiro da oferta pela culpa, o sacerdote fará expiação por ele perante o Senhor, pelo pecado que cometeu; e este lhe será perdoado. Quando tiverdes entrado na terra e tiverdes plantado toda qualidade de árvores para delas comerdes, tereis o seu fruto como incircunciso; por três anos ele vos será como incircunciso; dele não se comerá. No quarto ano, porém, todo o seu o fruto será santo, para oferta de louvor ao Senhor. E partindo do quinto ano comereis o seu fruto; para que elas vos aumentem a sua produção. Eu sou o Senhor vosso Deus. Não comereis coisa alguma com o sangue; não usareis de encantamentos, nem de agouros. Não cortareis o cabelo, arredondando os cantos da vossa cabeça, nem desfigurareis os cantos da vossa barba.
 Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor. Não profanarás a tua filha, fazendo-a prostituir-se; para que a terra não se prostitua e não se encha de maldade. Guardareis os meus sábados, e o meu santuário reverenciareis. Eu sou o Senhor. Não vos voltareis para os que consultam os mortos nem para os feiticeiros; não os busqueis para não ficardes contaminados por eles. Eu sou o Senhor vosso Deus. Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do ancião, e temerás o teu Deus. Eu sou o Senhor. Quando um estrangeiro peregrinar convosco na vossa terra, não o maltratareis. Como um natural entre vós será o estrangeiro que peregrinar convosco; amá-lo-eis como a vós mesmos; pois estrangeiros fostes na terra do Egito. Eu sou o Senhor vosso Deus. Não cometereis injustiça no juízo, nem na vara, nem no peso, nem na medida. Balanças justas, pesos justos, efa justa, e justo him tereis. Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito. Pelo que guardareis todos os meus estatutos e todos os meus preceitos, e os cumprireis. Eu sou o Senhor. (LEVÍTICO 19)

As Promessas de Jesus

João 14:1-3

Jesus disse: —Não se abalem! Continuem confiando em Deus e continuem confiando em mim. Na casa de meu Pai há muitos cômodos. Se não fosse assim, eu já lhes teria dito, pois vou preparar um lugar para vocês. Depois de ir e preparar lugar para vocês, eu voltarei. Então levarei vocês comigo, para que possam estar onde eu estiver. VFL

v. 3 Depois de ir e preparar lugar para vocês, eu voltarei. Então levarei vocês comigo, para que possam estar onde eu estiver.

Jesus fez várias promessas durante sua vida.

Ele prometeu perdoar nossos pecados.
Jesus prometeu nos dar uma nova vida.
Ele prometeu dar a seus seguidores o Espírito Santo.

Jesus fez várias promessas boas para nós.

Mas, também, ele fez várias promessas sobre ele mesmo.
Ele prometeu que certas coisas iriam acontecer com ele.
Só que, a maioria destas promessas envolvia coisas terríveis,
de muita dor e sofrimento.

Ø      Jesus prometeu que seria traído. Lc 22:22; Mc 14:18
Ø      Jesus prometeu que seria escarnecido, ultrajado, que iriam cuspir nele. Lc 18:32
Ø      Ele prometeu que seria açoitado. Mt 20:19
Ø      Jesus prometeu que seria crucificado. Mt. 26:2

Se você parar para pensar, estas promessas são promessas estranhas.
Normalmente prometemos coisas boas.

Ø      Você promete brincar com seu filho depois do almoço no sábado.
Ø      Você promete a sua esposa que vai concertar aquela porta ou janela quebrada.

Ø      Você promete a seu chefe que vai alcançar aquela meta.
Ø      Você promete a sua mãe que vai conseguir aquela nota na escola.
Ø      Você promete a seu amigo devolver aquele dinheiro emprestado.

Normalmente, promessas são de coisas boas.
E, quando prometemos coisas ruins – é para os outros.

Um menino na escola leva um tapa de um colega.
Ele promete se vingar.

Um homem é insultado por outro.
Ele promete dar o troco.

Uma mulher é ofendida pela vizinha.
Ela promete “Você vai pagar por isso.”

E assim vai. ...

Quando nós fazemos promessas de coisas ruins, de sofrimento, de fazer alguém “pagar” – é para os outros.

Prometemos que quem vai sofrer é o outro.

Mas, não foi assim com Jesus.
Jesus prometeu coisas duras, de muito sofrimento para si mesmo.

Note como Jesus fez cumprir todas essas promessas.


Jesus prometeu que seria traído

Marcos 14:18Quando estavam à mesa e comiam, disse Jesus: Em verdade vos digo que um dentre vós, o que come comigo, me trairá.

Já pensou?
Jesus prometeu – “eu vou ser traído por um de vocês.”

Ele estava falando com seus inimigos?
Eram pessoas que ele havia prejudicado?

Não. Eram seus melhores amigos.

Você já foi traído por um amigo ou parente?
É uma das piores sensações que um ser humano pode sentir.

Essa promessa de Jesus foi cumprida? Sim.

Jesus foi traído por Judas Iscariotes, um dos seus amigos,
um homem da confiança dele.


Jesus prometeu que seria zombado e insultado

Luc 18:31-32 Tomando consigo os doze, disse-lhes Jesus: Eis que subimos para Jerusalém, e vai cumprir-se ali tudo quanto está escrito por intermédio dos profetas, no tocante ao Filho do Homem; pois será ele entregue aos gentios, escarnecido, ultrajado e cuspido;

A versão Fácil de Ler diz “estes vão zombar, insultar, e cuspir nele”

Alguém já zombou de você?
Já foi insultado alguma vez?
Alguém já cuspiu no seu rosto?

Imagine você prometendo aos seus melhores amigos – tudo isso vai acontecer comigo na próxima Sexta Feira.
A promessa foi cumprida? Sim.

Jesus foi traído, entregue aos líderes religiosos.
Estes bateram em Jesus e zombaram dele.

Depois o entregaram à tropa de choque dos soldados Romanos.
Estes cuspiram no seu rosto e bateram mais nele.

Foi uma promessa de muito sofrimento e dor.
Mas, Jesus cumpriu esta promessa.
  

Jesus prometeu que seria açoitado

Mat 20:19 E o entregarão aos gentios para ser escarnecido, açoitado e crucificado

Jesus prometeu que seria açoitado.

Os judeus tinham uma lei que um homem só podia levar 40 açoites.
Os Romanos não tinham esse limite.

Relatos de historiadores como Josefo informam que algumas pessoas morreram ao serem açoitados, de tão severo que era esse castigo.

Os Romanos usaram um açoite de três tiras de couro.
Cada tira de couro tinha pedaços de osso, ferro, ou pedra.

Estes pedaços serviam como estiletes para arrancar pedaços da pele da vítima.

Às vezes, até os órgãos da vítima ficavam expostos.


A maioria das pessoas que assistiram o novo filme “A Paixão” concordam que a pior parte é a dos açoites que Jesus levou.

No final, toda a área dos ombros, das costas, da região lombar do Filho de Deus, é uma massa de pele rasgada e sangrenta.

Sabe a palavra em grego para açoitar?  É a palavra “mastigoo

Esta palavra lembra alguma palavra em português?
Que tal “mastigar?
Pois é isso que o açoite fazia com a pele do homem.


Jesus prometeu “Eu vou ser açoitado.”
E, ele foi.

Mais uma promessa de Jesus cumprida.

Uma promessa de sofrimento e dor intensa – só para ele mesmo.
Mas, Jesus cumpriu.

 Jesus prometeu que seria crucificado

Ainda em Mat 20:19 lemos “E o entregarão aos gentios para ser escarnecido, açoitado e crucificado

Só no Evangelho de Mateus, Jesus prometeu duas vezes que seu caminho era o caminho da cruz.
Outras duas vezes ele prometeu explicitamente que seria crucificado em Jerusalém.

E Jesus cumpriu esta promessa cruel e bárbara.
Ele foi até a cruz.

Os Romanos tinham o costume de quebrar as pernas dos homens crucificados para apressar a morte.

Jesus agonizou durante horas, tentando elevar o corpo com as pernas para respirar, raspando suas costas açoitadas na madeira e rasgando mais ainda suas mãos e pés.

Mais uma  promessa de Jesus cumprida.

Promessas de dor.
Promessas de sofrimento.
Promessas de crueldade.

Tudo isso Jesus prometeu que ele passaria, ele mesmo.
E ele cumpriu.

Jesus prometeu sofrimento para si mesmo para nos poupar

Você esperaria que as promessas de crueldade, de dor e sofrimento de Jesus seriam reservadas para seus inimigos.
Mas, não.
Jesus reservou as piores promessas para si mesmo.

Por que?
Para que ele pudesse reservar o melhor para nós.

Para que ele pudesse prometer a nós – “Estou indo preparar um lugar para você. E um dia eu voltarei.” (João 14:3)
- Um dia voltarei para levar você para ficar no Paraíso comigo para sempre.
  

A promessa de um pai

Em 1989 um terremoto sacudiu o país da Armênia.
O terremoto durou apenas 4 minutos, mas, foi tempo suficiente para arrasar a nação, matando 3,000 pessoas.

Logo que terminou o tremor de terra, um pai correu para a escola primária para buscar seu filho.

Para surpresa dele o prédio havia desabado nivelando-se ao solo.

Olhando aquele monte de tijolos, pedras e ferros torcidos,
o pai lembrou-se da promessa que fizera ao filho:
"Aconteça o que acontecer, estarei sempre perto de você".

Motivado pela promessa ao filho, o homem localizou a área onde ficava a sala de aula e começou a remover os escombros.

Vários outros pais chegaram, chorando por seus filhos;

"É tarde demais", diziam. "Eles estão mortos. Nada mais pode ser feito".

Até mesmo a policia tentou impedir o homem.

Mas o pai prosseguiu na busca.
Escavou 8 horas, 16, 32, 36 horas.

Suas mãos sangraram. Ele ficou exausto, mas não desistiu.

Finalmente, depois de 38 horas exaustivas de trabalho ele afastou uma grande viga de concreto e começou a chamar por seu filho, "Arman! Arman!"

Do meio dos escombros seu filho respondeu, "Papai, estou aqui!"

O menino acrescentou uma frase que soou aos ouvidos do pai como a mais preciosa do mundo:

"Eu falei aos outros meninos que não se preocupassem. Falei que se você estivesse vivo, você viria me salvar, e que, depois que eu fosse encontrado, eles também seriam salvos. Você me prometeu: 'Aconteça o que acontecer estarei sempre perto de você'"

Deus também nos fez a mesma promessa.

Ele nos deu a seguinte garantia: "Voltarei..."
  

O que as promessas de Jesus significam para nós

A terra pode tremer.
O mundo pode desabar.
Mas, Jesus voltará.

Nas nossas vidas os terremotos têm vários nomes:
Traição. Tumor. Desemprego.
Câncer. Divórcio. Demissão.
Drogas. Bebida. Penitenciária.
Atropelamento. Assassinato. Enterro.

Basta ler as manchetes para saber o que pode estremecer uma vida.
Basta vir ao culto de oração de uma igreja como esta e escutar os pedidos de oração, para ver as vidas que foram sacudidas.


Um pai, um homem como eu ou você, prometeu a seu filho.
"Aconteça o que acontecer, estarei sempre perto de você".

Graças a Deus ele pôde cumprir aquela promessa.
Graças a Deus ele não desistiu de cavar até que encontrou seu filho.

Mas, às vezes homens fazem promessas e não cumprem.

O chefe promete “Sua vaga está garantida.”
No mês seguinte você recebe o recado que foi demitido.

O filho promete “Mãe, nunca vou usar drogas.”
E, aos 16 anos ele é preso por tráfico de maconha.

O marido promete honrar sua esposa e se conservar exclusivamente para ela enquanto estiver vivo.
Com sete anos de casamento ela descobre que ele tem uma amante.

Nós fazemos muitas promessas.
Mas nem sempre as cumprimos.

Por isso a gente se pergunta, eu devo confiar nas promessas de Jesus?
Posso confiar nele?
Ou, será que ele vai me trair também.

Os piores sofrimentos possíveis que um ser humano podia passar, Jesus prometeu para si mesmo.
E, todos estes, ele cumpriu.

Ele passou por tudo isso por causa do grande amor dele
por mim e por você.
E, porque Jesus é fiel nas promessas.

É natural que duvidemos das promessas de homens.
Alguns prometem a lua e nos deixam na mão.


Mas, Jesus é diferente.
Ele prometeu tudo do pior para si mesmo.
E, ele cumpriu.

Por que ele passou por tudo isso?
Porque era a única maneira de perdoar nossos pecados.

Jesus fez isso por nós.

Se Jesus foi fiel em tudo isso, ele não será fiel na promessa dEle de um dia voltar para você?
Jesus já cumpriu o pior.
Jesus já sofreu tudo por nós.

João 14:3 “Depois de ir e preparar lugar para vocês, eu voltarei. Então levarei vocês comigo, para que possam estar onde eu estiver.”

Creia em Jesus.
Confie na promessa dele.

Se ele prometeu todo aquele sofrimento para si e cumpriu, certamente ele vai cumprir as promessas boas que ele fez para nós.

 O que é que nos falta?

Para algumas pessoas, só falta uma coisa – dizer para Jesus
“Eu quero receber suas promessas para mim.”

“Jesus, eu quero ir com você para o Paraíso, para o céu.”

Nós fazemos isso com as nossas bocas.
Mas precisamos fazer isso também com as nossas vidas.

Precisamos seguir-lo na morte e na ressurreição.
Isto ele nos permite fazer através do batismo.

Precisamos permanecer nEle.
Isso ele nos permite fazer na Igreja.

Creia em Jesus, confie nEle.
E seja o que for que falta para você receber as promessas dEle,
não demore mais.               
Venha para Ele hoje!

Jesus prometeu “Eu voltarei
Venha para ele, ainda hoje.
E, um dia ele voltará para buscar você!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Jesus, Espírito Consolador

A fé que vence o mundo e a eficácia da oração.

            No Novo Testamento, Jesus Cristo promete retornar invisivelmente ao coração dos discípulos como Espírito Consolador, junto do Pai, desde que obtivesse permissão dEste. João 14:15-23:

            "Se me amais, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros. Ainda por um pouco, e o mundo não me verá mais; vós, porém, me vereis; porque eu vivo, vós também vivereis. Naquele dia, vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós, em mim, e eu, em vós. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele. Disse-lhe Judas, não o Iscariotes: Donde procede, Senhor, que estás para manifestar-te a nós e não ao mundo? Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada."

            Se confessarmos, “concordarmos”, reconhecendo o nosso pecados diante de Deus e reconhecermos que Deus nos perdoou e que realmente arrependemos e não fazer mais o que sua carne quer e fazer o que Deus quer que você faça, De acordo com suas promessas, sambemos que Deus ouve nossas orações cada pedido por que oramos conforme sua vontade.
            Cristo está no trono onde nos controla no poder do Espírito Santo. Fato Das  promessas de Cristo encontrado na nossa palavra. Sendo a nossa fé o combustível que nós levamos a promessa de Cristo; devemos seguir uma vida de fé e obediência controlando nossas emoções Jesus prometeu  a todos que o ama, aquele que o ama será amado pelo o pai e Jesus o amará e o revelará a Ele.

            Devemos tomar cuidado com três forças, que estão no mundo, o da carne, e o diabo.
            Não amar as coisas que estão no mundo e tudo que lhe oferecer. Se amar o mundo mostra que não amo a Deus.

            Exemplo: dinheiro, carros, sexo, compras, viagens tudo que faço você ficar preso. 
            Devemos estar preparados para lutar contra a carne, o Cristão Espiritual deve estar preparado para lutar sempre, este conflito continuara sempre quando viver nunca ficará livre das tentações da carne.  

            A tentação se torna pecado quando deixamos as coisas se desenvolver na mente, Desejos incontroláveis que é quase sempre seguido pela desobediência.

            Este conflito pode ser resolvido quando por um ato de nossa vontade, render ao controle do Espírito Santo e enfrentar as tentações.

            Sabemos que Satanás e o nosso inimigo real, precisamos estar preparados para lutar contra ele, ficar alertas as suas sutileza e astutos a ciladas e as tentações obvias de nós derrotar e destruir. Satanás não pode nos machucar.

            Aposto Paulo nos adverte que devemos estar revestido com a armadura de Deus (ef 6: 10-20) afim de que possamos permanecer salvo das táticas e dos artimanhas do inimigo do Deus devemos estar firmes na promessa do Senhor. E Lutar contra os reis malignos do mundo invisível e não contra o Homem de carne.  Não precisamos ter medo de Satanás se a nossa vida estiver entregue ao Senhor Jesus Cristo e andar em obediência no poder do Espírito Santo.

Maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo. Devemos colocar o Espírito do Senhor Jesus no centro de nossa vida deixa-lo controlar tudo o que temos, para que possamos ter uma vida digna, saudável, prospera e cheio de graças do espírito.  

domingo, 24 de julho de 2011

Estudo Livro de Jó

Primeira Parte: Preparação do Cenário


  • Lição 1: Introdução




  • Lição 2: Prólogo (1:1- 3:26)




  • Segunda Parte: Os Amigos de Jó Debatem com Ele
    Terceira Parte: A Defesa Final de Jó e a Réplica de Eliú
    Quarta Parte: Deus Fala a Jó


    Estudo Êxodo e Levítico - Áudio

    Apostila completa de completa de 21 páginas (pdf)

    Dennis Allan - 2009

    Distribuição Gratuita – Venda Proibida

    Êxodo

    1 – Moisés e as Pragas no Egito (Êxodo 1-12)
     

    Introdução ao Estudo e Êxodo 1-2 (10 minutos)  
    Êxodo 2   (6 minutos)
    Êxodo 3-4  (17 minutos)    
    Êxodo 5-10  (9 minutos)
    Êxodo 10-12 (7 minutos)

    2 – Deus Constitui a Nação de Israel (Êxodo 12 - 24)     

    Êxodo 12-14
    (11 minutos)
    Êxodo 15-17 (13 minutos)
    Êxodo 18-19 (12 minutos)
    Êxodo 20-23 (13 minutos)
    Êxodo 24   (11 minutos)

    3 – A Construção do Tabernáculo (Êxodo 25 - 40) 

    Êxodo 25:1-9
    (11 minutos )
    Êxodo 25-29 (14 minutos)
    Êxodo 30  (13 minutos)
    Êxodo 30-32 (13 minutos)
    Êxodo 32-40  (6 minutos) 

    Levítico  


    4 – Sacerdotes e Sacrifícios (Levítico 1 - 11)   

    Introdução
    (8 minutos)
    Levítico 1 - 2 (10 minutos)
    Levítico 3 - 4 (8 minutos)
    Levítico 5 - 7 (12 minutos )
    Levítico 8 - 11 (15 minutos)

    5 – A Pureza e as Festas (Levítico 12 - 27)   

    Levítico 12 - 27
    (a) (8 minutos)
    Levítico 12 - 27(b) (11 minutos)
    Levítico 12 - 27(c) (10 minutos)
    Levítico 12 - 27(d) (19 minutos)
    Levítico 12 - 27(e) (9 minutos)