sexta-feira, 22 de junho de 2012

Os mandamentos para o filho

o livro dos provérbios há uma lista de ações que o filho precisa fazer em sua vida para evitar o pecado.

você entende que o significado da palavra filho não está relacionado somente à idade ou à falta de experiência é uma questão de vida e morte, de acordo com o comportamento do filho.
 
Uma das passagens mais importantes na Bíblia é a dos Dez Mandamentos, conforme escrito:
 
Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá."(Êxodo 20:12)
 
Estas palavras são para os filhos de Israel. Como eles são filhos de Deus, eles são também os filhos de seus pais. Eles não podem evitá-los, eles devem respeitá-los. Se eles não os respeitarem eles não vão viver o suficiente.
 
Em Deuteronômio, nos deparamos com um filho que não respeitava seus pais, e isto criaria um horrível destino para ele e sua família, conforme escrito:
 
"Quando alguém tiver um filho rebelde, que não obedecer à voz de seu pai e à voz de sua mãe, e, castigando-o eles, lhes não der ouvidos, então seu pai e sua mãe pegarão nele, e o levarão aos anciãos da sua cidade, e à porta do seu lugar; E dirão aos anciãos da cidade: 
 
"Este nosso filho é rebelde, não dá ouvidos à nossa voz; é um comilão e um beberrão." Então todos os homens da sua cidade o apedrejarão, até que morra; e tirarás o mal do meio de ti, e todo o Israel ouvirá e temerá."
 
Este é um filho, cujo nome pode ser também o filho rebelde, e ele não escuta e não ouve seus pais, nem sua mãe nem seu pai. Se o processo de fazê-lo entender e ouvir seus pais não teve sucesso, sua vida acabará de uma forma trágica; ele morrerá, na entrada da cidade, na frente de toda a congregação, por apedrejamento. Os sábios de Israel tentaram evitar que este caso se tornasse realidade na vida da comunidade. Embora havia um sábio, que contou a eles que tinha visto um filho teimoso e rebelde, a maioria dos sábios responderam a ele: 
 
Nunca houve este tipo de filho. Este filho, de acordo com os sábios, precisava comer uma carne especial chamada "tartimar" e precisava beber uma quantia exata de vinho, seus pais precisavam parecer iguais na aparência e somente se aqueles termos existissem ele poderia ser este tipo de filho.
 
Nós temos sorte de termos o livro de Provérbios que tentou mostrar para nós um outro aspecto do filho e os eventos perigosos que poderiam acontecer em sua vida, conforme escrito:
 
"FILHO meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento; se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz, se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus. 
 
Porque o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade, para que guardem as veredas do juízo. Ele preservará o caminho dos seus santos. Então entenderás a justiça, o juízo, a eqüidade e todas as boas veredas. Pois quando a sabedoria entrar no teu coração, e o conhecimento for agradável à tua alma, o bom siso te guardará e a inteligência te conservará. Para te afastar do mau caminho, e do homem que fala coisas perversas"(Provérbios 2:1-12)
 
Tudo o que precisamos queridos amigos é ouvir e escutar as palavras de nossos pais, as palavras de Deus e seus mandamentos. É aceitável nem sempre concordar, mas devemos honrar nossos criadores eles e nosso Deus nos deram a oportunidade de vivermos!
 
 Tenha uma semana abençoada.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário