terça-feira, 24 de janeiro de 2012

DÍZIMO e OFERTA

  Dízimo pelo dicionário Aurélio, significa:  “A décima parte” , ou seja, 10% .  O catecismo da Igreja Católica não fixa, nem determina a porcentagem que devemos dar de tudo que conseguimos.  É uma questão de consciência com o pedido de Deus, como veremos na Bíblia.
 
Antes de ter conhecimento das passagens abaixo, eu dava sim, o dízimo, mas confesso que era uma vergonha, só Deus sabe. Eu achava que fazendo alguma caridade ou dando ofertas (o que eu raramente fazia), já estava bom demais, pelo meu miserável julgamento.

Alguns dizem que não dão o dízimo argumentando sobre o pastor. Queremos lembrar que o dízimo tem muitas finalidades. Além de cobrir todas as despesas na manutenção do templo, como água, luz, telefone, reparos, segurança, equipamentos, expedição de documentos, materiais operacionais, cópias, livretos, panfletos, funcionários, etc, e ainda as obras sociais e assistenciais.

E você? O que você acha? O dízimo é invenção da igreja ou é um mandamento de Deus? Vejamos abaixo o que a Sagrada Escritura nos fala sobre este assunto: 

Mt 22, 21 – “Disse-lhes então Jesus:  Daí, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”.
Os Césares cobradores de impostos continuam existindo, e parecem-nos cada vez mais impiedosos. Não abrem mão das suas mordomias, cometem injustiças, impondo através dos impostos um tremendo fardo sobre o povo. À custa do sofrimento da maioria, uma minoria se farta.

Medite um pouquinho, será que tem sido justa a quantia que contribuo para a obra de Deus? Para os Césares somos somos obrigados a pagar várias taxas que são realmente impostas. Muitos até recebem o salário já descontado a parte dos Césares.  E a parte de Deus ?  Será que o que dou é justo?  Reflita.

O catecismo da Igreja Católica  diz: “Os fiéis cristãos têm ainda a obrigação de atender, cada um segundo suas capacidades, às necessidades materiais da igreja”.   
É costume dos católicos dar o dízimo como uma doação espontânea segundo o coração de cada um. Vemos entretanto muitas paróquias com dificuldades financeiras. 

Será seus fiéis tem consiência do pedido de Deus?
Exo 25, 1-2 - “O Senhor disse a Moisés: “Dize aos israelitas que me façam uma oferta. Aceitareis essa oferenda de todo homem que a fizer de bom coração”.

1Deut 14, 22 - “Porás à parte o dízimo de todo o fruto de tuas semeaduras, de tudo o que o teu campo produzir cada ano”.

Deut 26, 12  - “Quando tiveres acabado de separar o dízimo de todos os seus produtos, no terceiro ano, que é o ano do dízimo, e a tiveres distribuído ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que tenham em tua cidade do que comer com fartura”.
Reflita um pouquinho sobre as passagens acima. Tenho separando a parte do dízimo de tudo que o Senhor tem me concedido? Ou tenho feito de desentendido com o mandamento do Senhor? Veja que é bem claro o que está escrito: “o dízimo de todo o fruto” e “o dízimo de todos os seus produtos”.

Num 18, 25-26 - “O Senhor disse a Moisés: Dirás os levitas: Quando receberdes   dos israelitas o dízimo que vos deis de seus bens por vossa herança, tomareis dele uma oferta para o Senhor:  o dízimo do dízimo.
 
Mal 3, 10  - “Pagai integralmente os dízimos ao tesouro do templo, para que haja alimento em minha casa.  Fazei a experiência – diz o Senhor dos exércitos – e vereis se não vos abro os reservatórios do céu e se não derramo a minha benção sobre vós muito além do necessário”.
 
2ªCor 9, 6-7 - “Convém lembrar: aquele que semeia pouco, pouco ceifará,  aquele que semeia em profusão, em profusão ceifará.  Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento”.
Lc 6, 38  - “Daí, e dar-se-vos-à. Colocar-vos-ão no regaço medida boa, cheia,  recalcada e transbordante, porque, com a mesma medida com que medirdes, sereis  medidos vós também”.

Note bem as promessas de Deus para você, nas passagens acima: “Fazei a experiência, diz o Senhor dos exércitos, e vereis se não vos abro os reservatórios do céu e se não derramo a minha benção sobre vós muito além do necessário”. “Aquele que semeia em profusão, em profusão ceifará”. “Com a mesma medida com que medirdes,  sereis medidos vós também”.

É preciso ter fé nas promessas do Senhor; simplesmente cumprir o mandamento, sem objetivar retornos imediatos, nem lucros ou dividendos. Deus não faz barganha. Ele dá a cada um o que necessita, segundo Seu julgamento e no tempo certo.

2Lc 16, 10-11 - “Aquele que é fiel nas coisas pequenas, será também fiel nas coisas grandes. E quem é injusto nas coisas pequenas, sê-lo-á também nas grandes. Se,  pois, não tiverdes sido fiéis nas riquezas injustas, quem vos confiará as verdadeiras”?

1ª Cor 16, 2 – “No primeiro dia de cada semana, cada um de vós ponha de parte o que tiver podido poupar, para que não esperem a minha chegada para fazer as  coletas”.

Como pudemos ver acima, dízimo é uma questão de fé, é uma questão de consciência de retornar ao Senhor parte do que Ele mesmo nos concede.
Assim como temos alguns compromissos fixos e inadiáveis como conta de água, luz, telefone, etc, devemos também da mesma forma agir com o compromisso do dízimo, colocando-o inclusive em primeiro lugar e não na sobra. Lembre-se das passagens acima, entretanto quero ressaltar estas duas: 

Mal.3,10 e 2ªCor 9,6. Podemos concluir então que dízimo é um compromisso firme com o mandamento
de Deus, enquanto que  ofertas são as doações espontâneas além do dízimo. Podemos ser dizimistas e ainda fazer ofertas, mas não deveríamos somente fazer ofertas e não assumir o compromisso de dizimista.    

Em Marcos 12, 41-44, Jesus reconhece que a viúva deu muito porque ela deu de coração, e deu tudo o que tinha. Com certeza não é isto que Ele nos pede, que demos também tudo, mas que sejamos generosos. 
O que Deus quer na verdade, é que você doe uma quantia justa de acordo com as suas possibilidades,  sem constrangimento. Deus  sabe a quantia que é justa para cada um de nós.  Mas Ele quer que façamos espontaneamente, segundo o nosso coração.

Devemos ser gratos a Deus por tudo, pois tudo é por obra e graça d’Ele. Após ter tomado conhecimento e meditado sobre estas palavras, costumo agradecer dizendo: 

muito obrigado Senhor, por tudo. Muito obrigado Senhor, porque me concedes até mais do que necessito. Obrigado Senhor, por ter me revelado vossos preceitos a respeito do dízimo. 

Abriu meu coração não só para dar o dízimo espontaneamente como gratidão de tudo que me concede, mas também para fazer ofertas e contribuir com as obras de evangelização através dos meios de comunicação que sobrevivem através de ofertas. 

Oração do dizimista:
Recebei Senhor,  minha oferta.  Não é uma esmola porque não sois mendigo.
Não é uma contribuição porque não precisais. 
Não é o resto que me sobra que vos ofereço.
Esta importância representa, Senhor:  meu reconhecimento, meu amor.
Pois se tenho, é porque me destes,  Amém.  

Testemunho:

Que decepção! É vergonhoso testemunhar, mas esta é nossa realidade. Somos avarentos até para as obras de Deus. Após três meses de campanha tínhamos conseguido apenas três (3)%. Alguns colaboradores regionais até desistiram da campanha, mas nós da coordenação, graças a Deus, e com muita oração, agüentamos firmes até o fim. Não foi fácil, mas conseguimos.

Não tive dúvidas que Deus queria em primeiro lugar testar nossa perseverança, nossa união em oração e fé. Em segundo lugar, durante nosso longo período de campanha, fizemos uma tremenda divulgação do canal e falamos de Jesus para muita gente que se dizia católico, mas que raramente participava até mesmo das  missas dominicais.
 
Com o decorrer da campanha pudemos notar que as regiões mais pobres foram as
que mais ajudaram. Por quê?