segunda-feira, 11 de julho de 2011

Decadência da Humanidade

Publicado em 20/06/2011
"Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento". (Mateus 3.7.)

Espero que você esteja apreciando andar pelas Escrituras no livro de Romanos. Muito provavelmente ao lermos o texto bíblico desta semana, podemos visualizar uma descrição sobre a decadência da humanidade. Ao revelar a verdade sobre Deus, a reação da humanidade foi afastar-se da verdade e experimentar a ira dele. Deus esperava que o homem tomasse conhecimento sobre a verdade por meio de Jesus Cristo.

TEXTO BÍBLICO:
Romanos 1.18-32

Paulo deixa claro que a causa de toda essa decadência é a “mentalidade depravada” e a natureza pecaminosa que habita em nós. A vontade de Deus é que todas as pessoas procedessem corretamente diante dele, mas nenhuma criatura humana poderá fazer isto por si mesmo. Somente experimentando o poder restaurador da cruz o homem poderá seguir os passos de Jesus Cristo. Todas as pessoas podem conhecer a Deus, porque a sua obra está refletida em toda a criação. Mas não basta saber sobre Deus, precisamos nos render ao seu Senhorio.

Compartilhando:
Se você quisesse levar um profissional da área humana a sua comunidade para mostrar-lhe a mentalidade depravada em ação, aonde você o levaria?

Mentalidade reprovada
A Palavra de Deus diz que aquilo que o homem semeia irá colher (Gálatas 6.7). A humanidade colhe o inevitável fruto de sua rebelião contra Deus. Sem saber identificar quem é seu Criador, devido a idolatria, atração pelo erro, pela injustiça e crueldade, a identidade humana tornou-se confusa, passando a ter um comportamento sexual deformado (Gênesis 2.18; 26). Sem esta identidade com seu Criador, o homem não sabe amar o seu próximo (Marcos 12.31). Age com desejos deliberados de prejudicar e corromper o outro; conscientemente má; apoderando-se dos direitos alheios; desprovida de sentimentos bons; invejas e homicídios.

Compartilhando:
Comparando com o império romano da época de Paulo, qual a sua percepção da humanidade hoje? Ela está melhor ou continua em decadência? Cite exemplos sem julgar.

Conclusão
Pessoas orgulhosas desafiam a Deus com arrogância e ofendem as pessoas pelo simples prazer de fazê-lo. Querem se achar melhores, criando novas formas de pecar. A vida nos proporciona muitas experiências para que aprendamos a escolher entre o certo e o errado. Não aproveitá-las é uma insensatez. Na vida do cristão dedicado, ele aproveita as circunstâncias para se aproximar mais e mais de Deus. O descrente segue a vida conforme deseja e culpa a Deus pelos seus infortúnios. A Bíblia diz: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais ele fará”. (Salmos 37.5.) Você já experimentou o perdão de seus pecados, crendo no evangelho e afastando a ira de Deus de sua vida? Gostaria de fazê-lo neste instante?

Memorizando a Palavra de Deus:
“Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais ele fará.” (Salmos 37.5.)

Orientações para o Líder
1. Utilize uma dinâmica ou quebra gelo interessante. Sugestão: Se você não pudesse comparecer à próxima reunião da Célula, o que o deixaria pesaroso?
2. Comunique com seu supervisor e secretária de Células quaisquer alterações de sua Célula (dia, horário, endereço, liderança etc).
3. Procure os significados das palavras desconhecidas no texto bíblico em um dicionário (com antecedência!)
4. Planeje com a Célula os alvos estabelecidos para sua Célula. Não deixe para depois.
5. Esteja em total dependência do Espírito Santo, mas preparado!


:: Por Pra. Elcione Galantini
Fonte: Jornal Atos Hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário