terça-feira, 3 de julho de 2012

O que acontece se você acha que não tem uma resposta?

momentos na nossa vida quando alguém nos pergunta algo e não temos a resposta. Esse momento pode ser tão frustrante como quando nós temos uma pergunta e não podemos encontrar a resposta. Na Bíblia momentos como esse acima e hoje nós vamos falar sobre um deles.

Os dias eram os dias do primeiro rei dos israelitas - o Rei Saul. Eu sempre ensino que esse rei é caracterizado por ter uma vida trágica. Vamos ver o que aconteceu com ele nos ultimos dias de sua vida, como escrito em 1 Samuel 28:3-7

Saul e o adivinho que ele removeu
"E Samuel estava morto, e todo o Israel o tinha chorado, e o tinha sepultado em Ramá, que era a sua cidade; e Saul tinha desterrado os adivinhos e os encantadores. E ajuntaram-se os filisteus, e vieram, e acamparam-se em Suném; e ajuntou Saul a todo o Israel, e se acamparam em Gilboa. E, vendo Saul o arraial dos filisteus, temeu, e estremeceu muito o seu coração. E perguntou Saul ao SENHOR, porém o SENHOR não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas. Então disse Saul aos seus criados: Buscai-me uma mulher que tenha o espírito de feiticeira, para que a ela, e consulte por ela. E os seus criados lhe disseram: Eis que em En-Dor uma mulher que tem o espírito de adivinhar."
 
Quando Samuel morreu, o Rei Saul estava sem um profeta que poderia lhe ajudar a falar com Deus. Saul estava ocupado procurando por David nesses dias. Ele deicidiu remover os adivinhos da terra de Israel, como um Rei que deveria ter feito o mandamento de Deus como escrito na próxima passagem:
 
"Não vos virareis para os adivinhadores e encantadores; não os busqueis, contaminando-vos com eles. Eu sou o SENHOR vosso Deus." (Levítico 19:31)
 
Se apenas um Deus, ele deveria nos dar as respostas se não as encontramos. Haviam profetas e padres naqueles dias que poderiam ter ajudado o Rei e seu povo a se preparar para as guerras. Saul tinha tanto medo dos Filisteus que ele precisava de uma resposta. Quando não havia resposta , depois que ele não queria fazer com os Amaleitas o que O Senhor tinha mandado, ele também esqueceu esses mandamentos:
 
"Quando alguém se virar para os adivinhadores e encantadores, para se prostituir com eles, eu porei a minha face contra ele, e o extirparei do meio do seu povo."  (Levítico 20:6)
 
"Quando, pois, algum homem ou mulher em si tiver um espírito de necromancia ou espírito de adivinhação, certamente morrerá; serão apedrejados; o seu sangue será sobre eles." (Levítico 20:27)
 
Por essa razão ele usou esse adivinho e trouxe Samuel de volta dos mortos. Ele estava tão estressado que sua vida acabou literalmente e fisicamente naquela noite. Outro Rei que provavelmente foi um dos maiores pecadores foi o que reinou 55 anos ele era Manassés como escrito em 2 Reis 21:1-7
 
"Tinha Manassés doze anos de idade quando começou a reinar, e cinqüenta e cinco anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Hefzibá. E fez o que era mau aos olhos do SENHOR, conforme as abominações dos gentios que o SENHOR expulsara de suas possessões, de diante dos filhos de Israel. Porque tornou a edificar os altos que Ezequias, seu pai, tinha destruído, e levantou altares a Baal, e fez um bosque como o que fizera Acabe, rei de Israel, e se inclinou diante de todo o exército dos céus, e os serviu. E edificou altares na casa do SENHOR, da qual o SENHOR tinha falado: Em Jerusalém porei o meu nome. Também edificou altares a todo o exército dos céus em ambos os átrios da casa do SENHOR. E até fez passar a seu filho pelo fogo, adivinhava pelas nuvens, era agoureiro e ordenou adivinhos e feiticeiros; e prosseguiu em fazer o que era mau aos olhos do SENHOR, para o provocar à ira. Também pôs uma imagem de escultura, do bosque que tinha feito, na casa de que o SENHOR dissera a Davi e a Salomão, seu filho: Nesta casa e em Jerusalém, que escolhi de todas as tribos de Israel, porei o meu nome para sempre"
 
Um dos seus pecados foi o uso de adivinhos como Saul fez. No entanto, esse rei foi salvo pelo livro de Crônicas que nos mostrou que ele se arrependeu e procurou pela resposta com a ajuda de Deus e não com um ritual que ele proibia! (Veja 2 Crônicas 33:11-13)
 
Quando nós nem temos uma resposta para uma dificuldade, não quer dizer que a resposta não está . Nós precisamos procurá-la, mesmo que demore. Esse é um dos significados da nossa vida - procurar por respostas e fazer perguntas.
  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário